© 2019 por Fazendas Irapuá. Developed by Wix.com

MANEJO

Desmame

No interior da propriedade o desmame tradicional foi substituído pelo desmame em duas etapas com a utilização de tabuletas nasais. As tabuletas foram adaptadas por meio da retirada dos "spikes" normalmente presentes nas mesmas, para que não causem qualquer desconforto tanto ao terneiro, quanto a vaca. Este tipo de desmame promove menor liberação dos hormônios do estresse quando comparado ao desmame tradicional.

Além disso, terneiros desmamados desta forma passam menos tempo vocalizando e caminhando em busca da mãe e mais tempo comendo e descansando quando comparados a terneiros desmamados de forma abrupta (desmame tradicional). Deste modo há menores perdas econômicas devido a menor gasto energético e, consequentemente, perda de peso no período. Outro fato é que a presença de estímulos estressantes durante a gestação e primeira infância do terneiro refletem em seu desenvolvimento futuro até o abate, causando enormes perdas econômicas e de qualidade da carne.

No detalhe: Terneiros com tabuletas nasais modificadas (desmame, 2019)

Com a consciência de que a relação homem-animal é de extrema importância para redução do estresse e consequente aumento no bem-estar dos animais, as Fazendas Irapuá realizam seus manejos da forma mais calma e silenciosa possível.

Não é permitida a utilização de chicotes, esporas, realização de rodeios ou quaisquer outras práticas que causem dor e sofrimento desnecessário aos animais no interior da propriedade.

Com o aumento do conhecimento e a maior consciência de que os animais são serem sencientes, a propriedade revisa constantemente as suas práticas a fim de adequar-se às crescentes demandas do mercado consumidor, o que gera benefícios não somente voltados à qualidade de vida dos animais mas também interfere na sua eficiência, obtendo um produto final de melhor qualidade.

bem-estar