© 2019 por Fazendas Irapuá. Criado por meio de Wix.com

Braford

Raça

Braford é uma raça sintética originária do cruzamento entre Hereford (taurina, Bos taurus) e Brahman (zebuína, Bos indicus) e teve seu início na Flórida em 1947. No Brasil, ao invés de Brahman, a raça utilizada neste cruzamento é o Nelore (Nelorford).

É, assim como o Hereford, uma raça de bovinos de corte porém, devido a sua parte zebuína, apresenta maior rusticidade e resistência ao calor sendo ideal para climas mais quentes. Possui pelagem curta, de marrom a vermelha escura, e compartilha as manchas brancas características do Hereford, podendo variar em extensão. Apresenta ainda, áreas dos olhos mais pigmentadas, tornando-a menos susceptível à fotossensibilização e às doenças associadas.

É mais resistente à infestação por carrapatos, porém não possui maturidade sexual tão precoce e as características de qualidade de carcaça são inferiores quando comparadas à raça taurina.

Rebanho

A criação da raça nas Fazendas Irapuá iniciou-se no ano de 2010 devido a sua melhor adaptação ao verão escaldante do Rio Grande do Sul e a sua maior rusticidade.

Hoje, 60% dos nossos animais são pertecentes à raça sintética.

Todos os manejos da propriedade acontece da mesma forma para os animais de ambas as raças, porém variações podem ocorrer devido a falta de necessidade de certas intervenções nos animais Braford, como por exemplo, a aplicação de algumas doses de carrapaticida devido à sua maior resistência ao parasito.

Os problemas oculares que normalmente acometem os Hereford também não são problema para a raça em questão, portanto, há um menor gasto com medicações, tempo de trabalho e intervenções associadas a estes problemas.

GALERIA