© 2019 por Fazendas Irapuá. Criado por meio de Wix.com

SOJA

História

A origem genética da soja e sua domesticação se deu no continente asiático (China) onde era muito utilizada na alimentação da população local. Sua comercialização permaneceu restrita aos países orientais até o século XVII quando foi trazida ao ocidente (Europa).

Sua grande expansão como cultura produtora de grãos se deu nos Estados Unidos a partir de 1930 com o início da colheita mecanizada. Foi o alto teor de gordura e proteína do grão que despertou interesse das indústrias ocidentais no século XX.

No Brasil foi introduzida por Gustavo D'utra em 1882, na Bahia porém, sem sucesso, seu cultivo foi levado à outros estados brasileiros. A "commodity" só foi apresentar significativa evolução no Estado do Rio Grande do Sul, e em 1949 houve a primeira exportação brasileira do grão, que colocou o país no cenário mundial da sua comercialização.

No Brasil o início de sua produção ocorreu concomitantemente com a expansão da suinocultura e avicultura que dependiam do farelo de soja na alimentação dos animais.

Hoje, o Brasil é o segundo maior produtor mundial, perdendo somente para os Estados Unidos. O cultivo da soja se dá distribuído no país inteiro, porém os principais estados produtores são o Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Paraná e Goiás.

plantel

As Fazendas Irapuá iniciou o cultivo de soja no ano de 2013 e sua plantação ocorre em integração com a pecuária.

No inverno há o cultivo de pastagens para alimentação animal, após esse período, os animais são retirados e a soja é cultivada no local. 

Durante o período em que a soja é presente há a diminuição da infestação dos campos por carrapato o que permite a relocação dos animais nestas áreas na estação seguinte, facilitando os manejos subsequentes e permitindo o maior controle deste parasito.

Além disto, os animais colaboram para adubação e regeneração do solo, melhorando a qualidade do mesmo para a próxima safra, com isso o sistema se torna mais sustentável. Se mantida a carga animal suficiente para o consumo adequado de pastagem, sem excessiva compactação de solo, se obtém melhores resultados tanto na agricultura como na pecuária.

Colheita da Soja