© 2019 por Fazendas Irapuá. Criado por meio de Wix.com

Hereford

Raça

Hereford é uma raça taurina (Bos taurus), originária da região de Herefordshire localizada na Inglaterra, Reino Unido.

Reconhecida há mais de 200 anos, é uma raça de gado de corte conhecida por sua docilidade, o que torna as fêmeas excelentes mães e o manejo facilitado quando comparada as raças zebuínas (Bos indicus). 

Esta, é caracterizada por sua pelagem avermelhada possuindo manchas brancas coracterísticas na face, patas e barriga, sua pelagem é espessa e encaracolada. Animais desta raça possuem ossatura densa e estrutura larga, apresentam grande resistência ao frio, maturidade sexual precoce e alta libido, além de alta qualidade de sua carne.

Hereford é uma raça pura, sendo utilizada em diversos países para formação de raças híbridas, como por exemplo o Braford (cruzamento entre Brahman e Hereford). A raça ainda é dividida em duas linhagens, com e sem corno (conhecida como polled Hereford).

Dentre os principais problemas de saúde que a acometem estão o câncer ocular (carcinoma epidermóide ocular) e a ceratoconjuntivite infecciosa. O câncer ocular ocorre devido a uma interação genético-ambiental na qual a falta de pigmentação palpebral e córneo-esclerótica aumentam a suscetibilidade do animal à luz solar. Já a ceratoconjuntivite infecciosa é uma doença bacteriana caracterizada por conjuntivite e lacrimejamento decorrente também de fotoexposição além de irritação por pó e ressecamento ocular por efeito do vento.

Por serem provenientes de regiões frias, estes animais são muito sensíveis ao calor e aos raios solares sendo, o conforto térmico e a quantidade de incidência solar, umas das maiores preocupações que se deve ter quando criados em regiões de verão muito quente.

Rebanho

O clima na região Sul é caracterizado por invernos rigorosos para o qual a raça Hereford é bem adaptada, porém os verões apresentam temperaturas muito elevadas. Por isso, uma das principais preocupações das Fazendas Irapuá é prover áreas de sombra e disponibilizar açudes para que os animais possam se proteger e se refrescar conforme sua necessidade, evitando assim estresse térmico, problemas de saúde e, consequentemente, perdas econômicas. Buscamos também a seleção de animais que apresentam boa pigmentação ocular dentro da raça.

Outra grande preocupação é quanto às doenças parasitárias devido ao alto índice de infestação por carrapato na região, por isso, na hora de selecionar os nossos animais, priorizamos àqueles menos suceptíveis ao parasito e buscamos alternar os princípios ativos contra o parasito em nosso calendário sanitário, a fim de evitar desenvolvimento de resistência.

As Fazendas Irapuá buscam constantemente a melhoria genética de seu rebanho, para que nossos animais tenham a melhor performance dentro do ambiente em que se encontram.

No detalhe: animal da raça apresentando boa pigmentação ocular

Galeria